Qualidade na Indústria da Construção Civil

Este artigo fala sobre a importância da qualidade nas indústrias, mas principalmente na da construção civil. Pois são características que influenciam positivamente em empresas que atuam desde a necessidade inicial do empreendimento até a fase final, com a realização e satisfação do cliente.

A qualidade é definida de maneira subjetiva através da observação de cada pessoa, influenciada pela cultura e idealização.

O mercado consumidor impõe exigências crescentes de padrões de qualidade nos diversos setores industriais. Podemos afirmar que a satisfação do cliente é primordial para que uma empresa se mantenha no mercado competitivo.

Na construção civil não é diferente, por influencia desse cenário houve necessidade de mudar as práticas antes desenvolvidas, conhecidas como mão-de-obra artesanal, execução de produtos únicos, e não seriado.

Em busca de maior produtividade, qualificação profissional, e principalmente melhor qualidade dos produtos, foram desenvolvidas ferramentas de gestão da qualidade para uma produção com baixo desperdício, através de controle de materiais, controle de serviços e planejamento.

Porém, a grande diferença entre a indústria da construção civil e as demais, é que o produto é sempre único. Na produção em série os produtos transitam na frente dos funcionários, no canteiro de obras os funcionários é que circulam, enquanto o edifício permanece centralizado.

O ciclo da qualidade nas edificações basicamente acontece na seguinte seqüência:

  • Edificações ou componentes;
  • Características de desempenho;
  • Entendimento do desempenho;
  • Avaliação.

A qualidade na construção civil é atingida se houver programa de empreendimento, soluções de projetos, boa concepção, e por fim, a ocupação e manutenção do cliente.



Vendas

Segunda à Quinta: 7h00 às 17h00
Sexta: 7h00 às 16h00

WHATSAPP

Fale com um dos nossos especialistas.

Atendimento por Telefone

(88) 9.8881-9426 [Comercial] (88) 9.8881-9427 [Financeiro]